Brioche de Flores com Recheio de Açucar e Canela


A receita da massa é para uma trança em brioche, mas depois da massa pronta, as mãos e o pensamento levaram-me até ás flores. Tão simples, com uma aparência simpática, fica um brioche macio, e com um toque suave a canela.
Há algum tempo atrás, fiz uma receita do género, mostro aqui, esta, em massa pão de leite, com recheio de compota, adaptado para a máquina de fazer pão.
A de hoje, foi retirada do livro da Bimby, e amassada também por lá.

                               Brioche de Flores com Recheio de Açucar e Canela

Ingredientes:

250g de leite
100g de manteiga
1 saqueta de fermento biológico seco( reduzi para 1 colher de chá )
1 colher de sopa de essência de baunilha ( a receita original não contempla )
50g de açucar
2 ovos
1 colher de chá de sal
650 a 700g de farinha de trigo( usei T.65)

Para o recheio:

4 colheres de chá de canela
50g de margarina com a consistência de pomada
50g de açucar ( usei em pó )
1 gema de ovo, diluída num pouco de leite, para o acabamento



Preparação da massa:

Deite no copo o leite, a manteiga,  o açucar e programe 2 Minutos/Temp. 37ºC/Vel. 2.
Junte o fermento, os ovos e mexa, programando 10Segundos/Vel.6 e de seguida adicione a farinha e programe 3Minutos/Vel.Espiga. Deixe repousar 10 Minutos.

Montagem da massa:

Coloque a massa em cima da bancada préviamente polvilhada com farinha , e com a ajuda de um rolo da massa,estique-a, dando-lhe a forma de rectângulos, passe toda a superficie da massa com os ingredientes dos recheio, que devem estar bem misturados. Comece a enrolar a massa como se tratasse de uma torta. Com uma faca bem afiada, corte rolos de aproximadamente 2 cms de expessura.
Unte uma forma redonda com margarina, e vá colocando os rolinhos cortados , próximos uns dos outros , do meio da forma para os extremos, até acabar a massa. Não se procupe se não preencher as extremidades da forma, pois quando esta voltar a levedar, isso irá acontecer.
Deixe levedar cerca de 30 minutos, ou até a massa aumentar de volume, sensivelmente para o dobro.
Pré-aqueça o forno nos 200ºC, leve a cozer cerca de 25 minutos, dependendo dos fornos.
Retire do forno, se gostar de um acabamento brilhante, ainda em quente, pincele com geleia de fruta ou um pouco de mel.

Notas: Usei uma forma de aro amovivél de 26cm de diâmetro.


                                           Desejo a todos um delicioso fim de semana : )

partilhar esta receita

49 comentários

  1. Que delícia de pão...tenho uma receita aqui bem parecida pra fazer,porém de côco,mas ainda não tive tempo,mas com o seu post me deu vontade agora de fazer os dois rsss

    Beijinhos

    SHaron
    http://viramexeefaz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Lindo e muito apetitoso.
    Gostei muito da sugestão.

    Bom fim-de-semana.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Já lanchava novamente.

    Bjocas e bom fim de semana,

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  4. Amo pão! Este ficou maravilhoso, super macio, fico imaginando o aroma dele assando e o sabor, hummm...
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Duxa: mais uma delícia para o fim de semana. Que aspeto,Meu Deus!!
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Me encantan estas masas, son deliciosas.
    Besos

    ResponderEliminar
  7. Duxa esta brioche està com um lindo visual, ficou 5* parabens amiga seu aspecto é mt fofinho!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Ando à procura de uma receita destas que me conquistasse.Conseguis te!Vou levá-la e esta semana vou experimentar fazê-la.
    Adorei o aspecto e já provava essa fatia tão convidativa!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha=) Nunca fiz assim nada em flores mas fica tão lindo! Fiquei com vontade de experimentar (e provar!) Duxa=)
    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  10. Eu comeria várias florzinhas dessas... Ficou um encanto!beijkas

    ResponderEliminar
  11. Duxa, eu sou fã destas massas, são uma delícia, tanto com compotas, como com queijo e fiambre, mas de certo que esta tua versão com canela me alícia ainda mais!
    Ficou linda a tua flor.
    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  12. Brioche grande, realmente se parece com uma flor. Parabéns pela sua mestria! Imaginem o quão delicioso! Fotos tentadoras!

    ResponderEliminar
  13. Olá Duxa, já comia uma fatia, tem um aspecto delicioso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. CADA VEZ QUE PASSO NAS TUAS COZINHAS FICO MARAVILHADA COM AS TUAS RECEITAS.
    ESTE BRIOCHE FICOU F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O .
    LEVAVA UMA FATIA XL PARA O PEQUENO ALMOÇO.
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Ai a bimby ai ai ai. Essa rapariga faz tudo, e que belo brioche, as fotos falam por ele. Bom fim.de.semana

    ResponderEliminar
  16. Duxinha depois dos pots de chocolate mais um brioche de aspecto fabulástico, e as fotos deixam adivinhar uma massa bemmmmm macia, andas a tentar-me... logo agora que vêm aí os dias chatos chatos, de muito chocolate, muitos doces... beijocas

    ResponderEliminar
  17. Bem, posso ter jeito p mt coisa, mas tu nas montagens da massa és exímia - q flores lindas! E devem ser tão boas :P Bjinhos e um doce fds p ti e p os teus!

    ResponderEliminar
  18. Estou a salivar,este brioche de flores ficou lindo,e o gosto deve ter ficado uma delicia!
    beijinho

    ResponderEliminar
  19. Ficaram bem lindas as tuas flores!
    Costumo fazer algo muito parecido com recheio salgado, doce, confesso que nunca experimentei!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  20. Venho ver as tuas receitas e saio daqui sempre encantada, tens sempre coisinhas tão lindas e deliciosas que me deixam de queixo caído! Este brioche ficou um verdadeiro mimo, tão bonito e perfeito! E com o aroma a canela, que eu adoro! Gostei muito, como sempre:)
    Beijocas e um excelente fim de semana, linda:)

    ResponderEliminar
  21. Super, hiper, mega bonito.
    Adorei este brioche em forma de um quase bolo.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  22. Preciosísimo! como me apetece un trocito.... Besos

    ResponderEliminar
  23. Lindo,lindo,lindo :))Uma Verdadeira delícia com certeza!!
    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  24. Duxa elegantón que te ha quedado este brioche :)
    Un saludito

    ResponderEliminar
  25. DUXA ..este tipo de brioche conesas formas siempre es impresionante ..da un punto de elegancia en la mesa y desde luego invita a tomarse un trocito aunque sea virtual ..bsss y buen domingo MARIMI

    ResponderEliminar
  26. Lindo... como sempre!!
    Já lhe dava uma trinca!
    Como posso adaptar a receita à MFP ? Os 250 gr de leite sao 250 ml se fizer na MFP?

    Bom fim de semana,
    bj

    ResponderEliminar
  27. Hummm...sempre que vejo a foto desse pão fico doidaaaa...rsss está muito bonito...acho que vou ter que ir pra cozinha rsss
    Enfim...vim agradecer o carinho e desejar a você também um ótimo fim de semana...

    Beijinhos

    Sharon
    http://viramexeefaz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  28. Lúcia, primeiro colocas os liquidos, bates ligeiramente os ovos e juntas também, o sal, o açucar e por último, a farinha com o fermento. Sim 250g de leite são apróx. 250 ml.
    Beijinhos.

    Obrigada Sharon:)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  29. Duxinha... minha querida muito obrigado por ja teres cortado essa bela fatia de brioche... Menina tem canela ja é tudo de bom,,, Amei e vou levar a receita comigo...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  30. Adoro mesmo estes brioches... Comecei a aventurar-me no brioche, tenho de fazer um assim!!!
    Ficou tão bonito
    um beijo kida

    ResponderEliminar
  31. Que delícia!!! E que receita linda =D
    Só acho que eu não vou conseguir fazer as flores assim tão lindinhas, mas, mesmo assim, vai pro meu caderno de receitas para testar =D

    Beijos
    Lari

    ResponderEliminar
  32. Brioches lindos, a foto deu água na boca, amei a receita!!! Bjks

    ResponderEliminar
  33. Uma maravilha este teu brioche querida Duxa, eu adoro e já apontei aqui a tua receitinha para fazer aqui em casa..beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Ai Duxinha que dás cabo de mim!!! Agora estou aqui a salivar com este brioche tão lindo!!!
    Beijinhos, bom domingo!
    Madalena

    ResponderEliminar
  35. Minha amiga

    Mas que coisa tão linda!

    Fiquei encantada, e com muita vontade de fazer também!

    Uma obra prima,

    Meus cumprimentos!

    ResponderEliminar
  36. Duxa, querida, não poderias ter tido melhor ideia :)
    As flores estão lindas e fica com um aspecto de encantar.
    Tão bom!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  37. ficou mesmo linda :) e o sabor deve ser qualquer coisa de bom :)

    ResponderEliminar
  38. wuau mas que brioche mais bonita e fofinha ja comia uma boa fatia pois esta fantastica adorei o interior parabens desculpa mas eu nao tive a net durante uns dias por isso é que estou aqui hoje tudo de bom para ti e toda familia beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Ficou lindo, tem mesmo um aspecto excelente!!!!

    ResponderEliminar
  40. A tua sugestão é maravilhosa, sabe bem em qualquer ocasião!
    Olha para mim era perfeita agora para o lanche!

    ResponderEliminar
  41. Duxa, que flor linda, imagino o sabor e a consistência que parece otima
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  42. Adoro a textura dos brioches, muito bom! beijinho

    ResponderEliminar
  43. Duxinha, vou fazer este brioche no fim de semana, mas precisava de uma ajudinha!! :)
    A manteiga para a massa é derretida ou coloca-se em cubinhos à temperatura ambiente? (pode ser vaqueiro?)
    E a farinha, dizes 650g a 700g, eu vou amassar na mfp, achas que ponha mais para os 650 ou para os 700g?
    Obrigada, querida:))
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida Alice,
      sim podes colocar vaqueiro, gosto de utilizar na consistência pomada(amolecida), liga melhor na massa.
      Quanto à farinha se usares a T.65 (espiga) coloca as 650g, mas atenção ao tamanho dos ovos,se forem para o "L" provavelmente necessitarás de adicionar mais um colher de sopa de farinha, mas tu isso logo vês. Se utilizares a T.55, deverás precisar de adicionar mais 30 a 50g gramas.
      Começa com as 65O g de farinha, depois dos primeiros 25 minutos já poderás avaliar como está a massa aí decides se será preciso corrigir colocando mais um pouquinho mais de farinha:)
      Espero não te ter lançado uma confusão :)))
      Qualquer coisa, estou à tua inteira disposição,
      beijocas grandes, bom fim de semana.

      Eliminar
    2. Obrigada, linda!
      Vou usar a da espiga então e depois vejo se é preciso juntar mais:)
      Depois mostro como ficou! É o meu primeiro brioche!:D
      Beijocas grandes para ti e bom fim de semana:))

      Eliminar
    3. Querida Duxa, este brioche ficou tão bom, mas tão bom, mas tão bom...!!!!
      Levei-o no domingo passado para um almoço de família e foi um sucesso, "chamaram-lhe um figo"!!!:D
      É uma delícia mesmo, o recheio com o açúcar e a canela é divinal!!! E eu não resisti a juntar umas passas e umas amêndoas, como estamos em plena época natalícia:)))
      Muito obrigada, querida, por partilhares esta receita, eu hei-de repeti-la muitas vezes!!!
      Beijinho grande e bom fim de semana!

      Eliminar
    4. Bom dia querida Alice, que bom que gostaram! É maravilhoso chegar aqui pela manhã e ter dão boas noticias :) Acredita que já tinha pensado várias vezes como te teria corrido o brioche, agora fiquei mesmo muito satisfeita, obrigada.
      Assim que tiver um bocadinho vou visitar-te, beijinho querida.
      E bom fim-de-semana:)

      Eliminar

Obrigada por deixar comentário.